
São Francisco nasceu em Assisi, na Itália em 5 de julho de 1182.
Era de família rica e tinha gosto pelos negócios e pelas festas até passar por uma experiência que mudaria totalmente sua vida. Era muito alegre, tinha voz forte e gostava de cantar.
Quando ainda jovem foi para a guerra em Perugia, ficou preso por um ano e passou por muitos sofrimentos que fizeram com que seu espírito buscasse explicações para perguntas que o atormentavam.
Ao voltar, frequentando novamente as festas, viu que esse não era o seu caminho.
Orando na Capela de São Damião, ouviu um chamado para que se dedicasse ao serviço de Deus.
Foi marcante o dia em que, julgado em praça pública por seus atos a favor da conservação das capelas que pertenciam à Igreja, despiu-se de seus ricos trajes e os entregou a seu pai, indo esconder-se na floresta, de onde nunca mais saiu.
Optou pela simplicidade, pobreza e amor a todas as criaturas, abandonando a vida luxuosa que tinha e aos bens mundanos.
Ele valorizava tudo o que a natureza nos oferecia e isso na época era considerado como um tipo de loucura, pois a vida material era o bem mais precioso que poderia existir para os homens.
Por isso tantas vezes foi ridicularizado.
Fundou a Ordem dos Mendigos de Assis junto com alguns amigos. Gostava de andar pela floresta e amava os animais, que calmamente se aproximavam dele.
Conversava com os pássaros, que lhe rodeavam os ombros.
Amava a terra, o sol, a água.
Chamava a todos de "irmão".
Morreu junto a seus irmãos de fé, humilde e pobre como gostava de ser.
Foi canonizado pela Igreja menos de dois anos após falecer, em 1228, e tornou-se conhecido como o Santo Protetor dos Animais. Hoje é considerado o santo patrono da ecologia. por seu amor à natureza.
Tinha dentro de si uma visão de amor a tudo e a todos, como um reflexo de Deus em cada criatura vivente.
Falo hoje de São Francisco, porque seu exemplo de amor é importante para os dias atuais, quando o descaso à natureza e aos animais é visto erroneamente como uma consequência normal do progresso.
É preciso mais que nunca adotar a simplicidade e o carinho de São Francisco, tornando a vida mais leve e mais consciente, mais harmônica e mais pacífica, com esperança, onde todos possam usufruir da Mãe Natureza em paz e em alegria, pelo bem do futuro.
Seu dia é 4 de outubro.
Salve, São Francisco de Assis!
Shanti!