sábado, 14 de setembro de 2013

É possível mudar a realidade?


 



É possível mudar a realidade do mundo?  Esta pergunta baila no ar, diante dos olhares atônitos das pessoas ante  a realidade que estamos vivendo. Quanta violência, agressões de todo tipo, desrespeito. O homem perdeu a noção do que significa harmonia, alegria. Perdeu a noção do que é a paz.
Estes sentimentos passaram a ser coisas antiquadas que pertencem a um passado distante.  Mas a alma continua procurando esse ponto de equilíbrio, procura-o como água na hora da sede. E, não o encontrando, entra no estado de insatisfação. E a insatisfação gera  desarmonia.

É possível mudar esta realidade a partir do movimento de cada um por si e pela coletividade.  O que cada um faz por si mesmo está contribuindo para o coletivo. 
A educação é fundamental.  Educação ao conviver, seja em casa, no trabalho, na sociedade. Educação é princípio básico na formação familiar, é o primeiro círculo na espiral do crescimento para formar uma sociedade harmônica.

E os princípios de educação se estendem ao trânsito, ao comércio, à política, aos negócios.   Ética, respeito, tolerância, solidariedade, honestidade e verdade são alguns dos princípios nobres que devem nortear nossa vida.  Crianças educadas nestes princípios serão adultos felizes e produtivos.

E, como o estado de felicidade é inerente à natureza humana, não é impossível educar-se para ser feliz. Mesmo depois de ter sofrido na vida, de ter sido educado em um ambiente hostil,  é possível encontrar um novo significado para a vida, cultivando em si mesmo os nobres valores que geram uma sociedade harmônica, o ideal universal, onde todos possam viver em paz.

Shanti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário