domingo, 25 de maio de 2014

Sobre o medo

 


" Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."

O medo é um sentimento que nos impede de fazer certas coisas, de tomar algumas decisões e de ter determinadas atitudes. É um sentimento limitante e negativo. A semente do medo pode criar raízes profundas e não permitir que sigamos adiante na vida. 
O medo segura, faz desistir, prende. O medo bloqueia, não avança, trava. 
O medo não aceita tentativa e nem sucesso.

Vejam bem quantas palavras negativas foram usadas para definir o medo. Dá para sentir que tipo de energia o medo emite! Não há energia positiva no medo. Alguém pode dizer: " Ah, mas ter medo é ter segurança. Estou vivo porque tenho medo". Isto não é verdadeiro, porque a pessoa pode ser corajosa e ser prudente ao mesmo tempo. 
Ter juízo, sensatez ou precaução são atitudes importantes  e não devem ser confundidas com ter medo. Ser corajoso não é ser irresponsável ou "maluco". Ser sensato e ser corajoso são comportamentos que podem andar de mãos dadas.

Muitas vezes o medo é imaginário. Ele primeiro se manifesta na mente. Se a mente cria um pensamento limitador, o sentimento incapacitante aparece na forma de medo e a ação não acontece.  Existem muitas  formas de medo: medo de não ser capaz, de não conseguir, de futuro, de não ser aceito, de críticas, de ficar só, de não ser bom o bastante, de doenças, de perder... Muitas são as formas de como o medo se manifesta em nosso dia a dia. Algumas pessoas dão tanto poder ao medo que ele se torna um grande tirano e governador de sua vida.

O antídoto do medo é a coragem. Ser corajoso é vencer o medo,  não dando força e poder a ele. É, portanto, dar força e poder à fé e à confiança. 

Vamos ver agora quais são as palavras que a coragem puxa para si: 
Ação, dinamismo, alegria, realização, triunfo, conquista,  vitória, sucesso, dentre muitas outras. São só palavras fortes e positivas, que geram sentimentos igualmente fortes e positivos, que geram ações de sucesso. Então por que ficar preso ao medo? Por que não encarar a coragem e fazê-la sua aliada em todos os momentos? Vencendo medo pela coragem você se sentirá mais confiante, saberá que é capaz de fazer o que não conseguia e muito mais! Acredite que você pode!
Para quem tem coragem não existe o impossível. Igualmente para quem tem fé.  
Medo é falta de fé.

Por isso o ditado que escrevi acima:   
" Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."

Não havendo a limitação pelo medo, tudo se torna possível. Assim acontecem as vitórias, os récordes, as descobertas, as conquistas, as superações de limites. Assim acontece o progresso. Assim se dão o crescimento, a ampliação do horizonte cultural, o aumento da consciência, a transformação espiritual. Assim acontecem o amor, a independência, as oportunidades, o autoconhecimento.

Só a coragem é capaz de tirar a venda dos olhos daquele que tem medo.
Só a coragem é capaz de abrir portas, de pular obstáculos, de chegar até o fim.
Só a coragem é capaz de trazer,  finalmente, paz de espírito àquele que sofreu pelo medo.

Shanti!






Nenhum comentário:

Postar um comentário