Todas as pessoas atualmente anseiam por uma mudança.
Em seu interior, algo clama, pede para que as coisas mudem para melhor.
Há uma insatisfação generalizada.
Isso acontece em todas as partes do mundo, não é questão de um só país que esteja passando por uma crise. As pessoas anseiam por uma vida melhor. Anseiam por dignidade. Anseiam por mais alegria.
É um estado de consciência que não aceita mais sofrer. Sofrer para quê, quando se pode ser feliz?
É isto que temos que buscar, uma vida feliz.
Todo movimento que o indivíduo faz para melhorar a sua vida, pequeno que seja, é benéfico.
Seja um curso novo, um aprendizado, vencer um obstáculo, o alcance de um objetivo, uma nova organização, um novo trabalho, tudo que o impulsione ao progresso deve ser visto como bem vindo.
Mas lembrando que seja bem vindo o que vá trazer prazer e bom retorno em sua vida!
Um trabalho em que o indivíduo mal tem tempo para sua família ou um lazer é uma frequente questão, entre outras, que acaba causando a insatisfação citada acima.
A mudança precisa ser feita no interior em primeiro lugar.
Depois é que essa mudança interna se reflete no exterior, no todo.
Porque quando há um crescimento interior, há amadurecimento e há uma ampliação de consciência. A pessoa entende o que antes não entendia, muita coisa se clarifica.
Vêm novas ideias, os valores se fortificam e a impulsionam a uma mudança de vida, que beneficiará não só a si próprio, como a toda a sociedade.
E um importante passo para o crescimento interior é a reflexão sobre si mesmo, como se melhorar, como aprimorar seus conhecimentos, como crescer espiritualmente.
O espírito é o que nos sustenta aqui na Terra, é através dele que vivemos e por isso não deve ser negligenciado.
Portanto, é importante acalmar o interior para se equilibrar e encontrar o caminho certo.
Para isso:
Procurar ter um tempo para si mesmo.
Procurar ter um tempo para curtir a família.
Meditar, refletir.
Conviver com a natureza e aprender com ela.
Fazer o que mais agrada, inclusive em seu trabalho.
São coisas tão simples, mas justamente por serem simples é que nos trazem alegria e a força para que encontremos o melhor caminho.
A consciência que precisamos para fazer as mudanças necessárias que o mundo tanto precisa.
A hora é sempre agora. Comecemos por nós mesmos.
Shanti!
Patanjali era um grande sábio, entendia a Mente por completo e a tinha sob controle. Eis alguns fragmentos de sua sabedoria.
ResponderExcluir"A Mente, parte importante do Ser Interir, tem 2 aspectos: Luz (prakasha) e Compreensão (vimarsha). Prakasha ilumina tudo neste Mundo e Vimarsha compreende aquilo que foi Iluminado. No caminho da Ascensão, quanto mais recebemos Luz, mas precisamos fazer as mudanças necessárias em nosso dia a dia (Limpezas) e acharmos um novo ponto de equilíbrio. As modificações pelas quais a Mente passa (vrittis) precisam ser aquietadas. Há cinco tipo de Vrittis. Uns são dolorosos, outros não. As modificações dolorosas são provenientes da ignorância, da infelicidade, do julgamento precipitado, da agitação e dos contínuos movimentos da Mente voltados para o exterior.
As Vrittis da Mente são:
I) - O conhecimento correto (Pramana). Pramana tem 3 subdivisões: pratyaksha (conhecimento obtido da percepção direta), anumana (conhecimento indireto) e agama pramana (conhecimento atraves das escrituras e do testemunho de grandes Seres).
II) - O conhecimento errôneo (Viparyaya). É uma falsa concepção de algo cuja forma real não corresponde a tal concepção. Ex: uma pessoa vê uma corda no escuro e acredita que é uma cobra.
III) - A fantasia (Vikalpa). É uma imagem fabricada por palavras, sem nenhuma substância por trás delas, é imaginação. Ex: uma pessoa vai passando por uma rua e vê uma pilastra. Sua imaginação pode dizer que é um ladrão e fazê-la sentir medo. Ou a pessoa está fazendo uma análise de outra e imaginar que é um Mestre que lhe está dizendo as coisas e fazê-la sentir que é um Canal Perfeito.
IV) - O sono (Nidra). É a modificação baseada na ausência de qualquer conteúdo na Mente. Consiste na ignorância ou na falta de conhecimento da verdadeira Realidade. Ex: Os grandes seres nos dizem: "Ó meu querido, acorde! Você está
dormindo há tanto tempo".
V) - A memória (Smriti). A memória não é nada senão as impressões das outras quatro modificações que não deixamos escapar". É a secretária das outras 4 vrittis; onde quer que você esteja, ela abre o arquivo e lhe mostra o que aconteceu no passado. Ex: uma pessoa pode estar sentada meditando e,de repente, lembrar-se de que, há 10 anos, brigou com alguém. Imediatamente ficará agoniada".
Amor e Luz
Tadeu ONS.
Gratidão,Tadeu!
ResponderExcluir