As quatro estações não são mais as mesmas, os abençoados ciclos da Terra, tão determinados em seu começo e fim.
Sabíamos a época das chuvas, o tempo dos ventos e de qual vento, esperávamos a estação do frio, conhecíamos os sinais do céu e dos pássaros. Observávamos a floração de algumas árvores frutíferas e podíamos dizer: "Vem chuva em janeiro."
Hoje, entretanto, não se sabe mais se as chuvas de verão vêm e se o inverno promete ser rigoroso. A natureza nos surpreende a cada dia.
Ouvimos a previsão do tempo e muitas vezes nos decepcionamos.
Os extremos que temos visto e vivido, como exageros de frio e de calor, falta de chuva ou excesso de água, tempestades de neve nunca vistas, são consequências da falta de cuidado e de amor à natureza. São resultados de vivermos egoisticamente, sem pensar no futuro e nas gerações que viverão na Terra depois de nós.
É preciso desenvolver a consciência da responsabilidade com o planeta. A Terra não é simplesmente o solo onde pisamos, onde construímos casas e prédios sem fim, onde as indústrias se estabelecem e iniciam seu processo de deteriorização do meio ambiente.
A Terra é o lugar onde vivemos, de onde extraímos a nossa subsistência, é a mãe que nos acolhe, que nos mata a sede e nos alimenta.
A Terra hoje passa pela fase de falta de recursos naturais, pois está sendo sugada ao extremo. E, sem os recursos naturais, nós seremos diretamente afetados.
A Terra é um ser vivo, pois existe nela a Seiva da Vida, é dela que nascem as flores, é dela que nascem os vegetais e a água que nos nutrem. É dela que os animais e os insetos se alimentam. E assim se forma o ecossistema que hoje se encontra comprometido.
Ao admirar a natureza, vamos olhar com as lentes do entendimento, procurando descobrir como poderemos ajudar mais, preservar mais, economizar recursos, cuidar mais.
Amar mais!
Poluir menos!
O mundo hoje está superpopulado e ter recursos naturais para tanta gente está sendo um grande desafio.
Ajudemos a natureza.
Vamos viver com responsabilidade e com a consciência do amor à Terra.
Terra, planeta Terra, Mãe Terra, Mãe Gaya, Mãe Terra Gaya.
Shanti!
Nenhum comentário:
Postar um comentário